Unanimidade nos Pagamentos para Obras No Mercado Municipal

Na última Assembleia Municipal decorrida no passado dia 13 de setembro, foi aprovado por maioria CDU e PS e com a abstenção do MUDA ALPIARÇA, o plano de pagamentos da empreitada de reabilitação e adaptação do Mercado Municipal de Alpiarça.

A requalificação deste espaço é uma aspiração antiga do executivo e da população alpiarcense, uma tábua de salvação para a dinamização não só deste espaço mas de toda a sua área circundante. A autarquia lançou em julho de 2017 uma candidatura deste projeto no valor de 450 mil euros, através do financiamento do POR Alentejo 2020, no âmbito do PARU (Programa de Regeneração Urbana). Sem candidatos à vista, a autarquia foi obrigada a contactar diretamente empresários para formularem as suas propostas, dentro dos mesmos valores atribuídos pela candidatura. Só uma proposta, a da Miraterra, a mesma empresa responsável pelo requalificação do Jardim Municipal.

Já questionado pela vereadora Sónia Sanfona pelo nível de confiança que esta empresa merece para um trabalho de requalificação do mercado, o presidente da autarquia, Mário Pereira, referiu também na sessão da Assembleia, que a empresa merece toda a confiança e que não se pode comparar obras com características diferentes. Ainda sem um plano de valorização do espaço totalmente fechado, o autarca revelou que a área circundante (atrás da bomba de gasolina) irá ter uma intervenção. Zona de espectáculos, uma ocupação anual dos espaços com a participação dos vendedores e da associações e, no 1º piso e nas galerias está pensado um futuro nicho de empresas que não foi equacionado na candidatura.