Uma Unidade Móvel de Radiorrastreio vai servir a população de Alpiarça

Foi entregue oficialmente  no passado dia 3 de Abril , em Almeirim,  uma Unidade Móvel  de Radiorrastreio ( UMAR) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) que irá  servir os cerca de 200.000 utentes da ACES Lezíria e os 6000 utentes do concelho da Azambuja.

Adquirida com fundos europeus no valor de 685.000€, esta viatura, uma das mais sofisticadas do país, possui equipamento de Radiologia Convencional Digital Direto que permite uma maior acuidade e mais rápida assunção dos diagnósticos, antecipando o início da terapêutica e a monitorização, bem como permite reduzir o risco da doença e a sua eventual transmissão. O rastreio de determinados grupos populacionais é da maior importância para o controlo e monitorização da patologia respiratória, em especial da tuberculose.

Na última década, Portugal reduziu em cerca de 40% a sua taxa de notificação, mas em 2017 ainda se registaram 16 casos/100.000 habitantes. Contudo, a UMR consegue detetar um vasto leque de patologias pulmonares, entre as quais algumas neoplasias. Esta entrega de viatura  da Unidade de Cuidados Comunitários  (UCC) contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo,   Luís Pisco,  presidente  da ARSLVT,  Conceição Gomes, Coordenadora do Programa de Tuberculose da ARSLVT, Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Diana Leiria, Diretora Executiva do ACES Lezíria e Mário Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça.