A Autoridade Nacional para a Proteção Civil, ANPC, emitiu hoje um aviso de risco de incêndio à população devido às condições de tempo quente e seco e vento moderado, previstas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A partir de hoje e até à próxima quinta-feira as previsões apontam para um período de tempo seco, com subida de temperatura para valores na ordem dos 30 graus centígrados, vento moderado e redução dos valores referentes à humidade relativa do ar. Estas condições são favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais, com especial incidência no interior norte e centro. A ANPC indica que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível elevado, não é permitido a realização de queimadas, nem de fogueiras, a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos, queimar matos cortados e proibido fumar nos espaços florestais e vias que os circunde, bem como lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.
Na realização de trabalhos agrícolas e florestais, a Proteção Civil refere que não é aconselhável o uso do fogo nos próximos três dias.
Recorde-se que o combate aos incêndios teve hoje o primeiro reforço de meios com a entrada em vigor do agora denominado “nível II”, mas dos 32 meios aéreos previstos apenas estão disponíveis 13.