Tecnologia LED vai iluminar o concelho de Alpiarça

A Câmara Municipal de Alpiarça vai avançar com a substituição da atual iluminação pública de Vapor de Sódio de Alta Pressão por iluminação LED em todo o concelho. Esta medida que inclui não só a iluminação das vias como de todos os edifícios públicos e que consta das Grandes Opções do Plano para 2018 deste executivo, parece ter agora luz verde para avançar, com a aprovação desta candidatura a Fundos Comunitários do Programa Portugal 2020 e através de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal da Lezíria Tejo.

Recorde-se que em Abril de 2017, a autarquia tinha aprovado a submissão de uma candidatura no valor global de 400 mil euros para a substituição de 1900 luminárias para esta tecnologia LED, sendo que 5% deste investimento ficaria a cargo do município e o restante 95% seria financiado pelo FEDER (Portugal 2020). Com esta substituição o município vê a fatura da luz baixar na hora de pagar, além dos benefícios ambientais que esta tecnologia energética implica.
Santarém avançou já este mês com a substituição de 35% das luminárias do concelho e prevê uma poupança anual na fatura energética de 243 mil euros. Já o concelho vizinho de Almeirim, iniciou em julho a substituição de 6000 luminárias, um investimento de 1.2 milhões de euros com um retorno de 250 mil euros em poupança.

Para Mário Pereira, presidente do executivo de Alparca, dentro de uns meses todo o concelho será amigo do ambiente e da carteira. Para os munícipes, pode ser que finalmente fique resolvida a falta de luz nalgumas zonas da vila e do concelho. Falta apenas assinar o contrato e submeter ao Tribunal de Contas.