Substituição de vereador em final de mandato

Com a saída do vereador Carlos Jorge Pereira do executivo de Alpiarça, com a sua renúncia ao mandato nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, o presidente da Câmara Municipal, Mário Pereira, prestou algumas declarações aos jornalistas na manhã desta quarta-feira, dia 2 de setembro, durante a sessão de abertura do Mercado.

Detentor do pelouro dos Mercados, Carlos Jorge Pereira foi, de acordo com as declarações de Mário Pereira, “uma figura preponderante neste processo (requalificação do Mercado) e partiu dele a renúncia ao mandato. Estivemos algum tempo a discutir a sua decisão mas é irreversível. Estamos a fazer a substituição e a falar com as pessoas que seguem na lista para ocupar o lugar do vereador e continuar o trabalho que tem sido desenvolvido. O Carlos Jorge optou por sair e, pessoalmente, foi um gosto ter trabalhado com ele. Vamos continuar amigos nesta equipa CDU. Ele teve um pelouro difícil, nos trabalhos de exterior, da limpeza, da higiene, com necessidade de resolver problemas que normalmente surgem nestas áreas e noutras como a estrutura funcional de uma Câmara. Teve a seu cargo eventos culturais, o Festival do Melão, a Alpiagra, entre outros, mas foi uma intervenção muito positiva que nós valorizamos. Já iniciou a atividade profissional na Banca, e desejamos já os maiores sucessos. Quanto a nós, vamos proceder à substituição procurando as melhores condições de enquadramento da pessoa que vier assumir a vereação neste final de mandato.”

Esta resposta surgiu na sequência da nossa pergunta se esta saída teria alguma relação com a constituição de lista de candidatos às próximas eleições autárquicas pelo que o presidente da autarquia referiu que não tem nenhuma relação e que a seu tempo, a CDU encontrará candidatos para a lista às eleições autárquicas de 2021.

Relativamente à substituição do cargo, os nomes que faziam parte da lista candidata às últimas eleições autárquicas são em 4ª posição Pedro Pinhão, em 5ª Casimira Alves, em 6ª Hélia Avelino, em 7ª Catarina Alves, em 8ª Mário J. Pereira e em 9ª posição Susana Abalada.