Opinião política: Setembro…

O mês de setembro será, para muitos, o mês das vindimas e da preparação do vinho, o final das colheitas do melão, do tomate ou do milho. Para outros, um mês um bocadinho deprimente. Afinal, é este o mês que marca o fim do verão, o regresso ao trabalho e o fim das férias escolares.
Contudo, creio que podemos encarar este recomeço com um sentimento mais positivo, entendendo que se trata de retomar a atividade com o ânimo renovado para alcançar objetivos que foram traçados.
No entanto, em Alpiarça não é bem assim. Aqui, o mês de setembro não é nada deprimente, bem pelo contrário, setembro é o mês da alegria, da amizade, do convívio entre as pessoas. Setembro é o mês da ALPIAGRA.
A ALPIAGRA é um evento ímpar, pela sua essência e dimensão, que é vivida pelos Alpiarcenses, sendo, sem dúvida, o evento de maior importância e expressão no nosso concelho.
Neste ano de 2016, a Alpiagra foi um certame onde existiram espaços e momentos para todos os gostos e todas as idades, com variedade de oferta durante os nove dias de festejos; aqui, o difícil foi escolher o que ver e o que fazer. Uma animação permanente, com inúmeros bares, tasquinhas que representaram a excelente gastronomia local, feirantes e carrosseis, um cartaz com uma oferta musical variada, onde marcaram presença músicos portugueses de qualidade e de renome. A mostra de produtos locais concretizada pelo showcooking e provas de vinhos, a doçaria local, as garraiadas, o salão automóvel, o pavilhão comercial, as exposições, as atividades desportivas, atividades para seniores e crianças, o artesanato, etc… são mais alguns dos fatores que levaram centenas de visitantes que se deslocaram a Alpiarça durante os nove dias de festa e que contribuíram para os milhares que inundaram as ruas do recinto, tornando-a numa das Alpiagra mais visitadas de sempre, sinal de que a aposta contínua na melhoria de uma oferta estruturada e de qualidade é premente.
Com 34 anos de existência, procurando sempre o equilíbrio entre a tradição e a modernidade, onde o retrato de um povo e de um concelho, de alguma forma vão passando de geração após geração, o que nos faz sentir o presente e olhar para o futuro com esperança, sabendo que, todos juntos, faremos sempre mais e melhor pela nossa terra.
É já tempo de começarmos a reconhecer e a valorizar o que se faz e acontece no nosso concelho, caminhando todos num mesmo sentido com objetivo único, que é o de promover e de elevar o bom nome de ALPIARÇA.
Acima de tudo, ainda bem que não ficaram em casa e que se divertiram.
Com a ajuda de todos, para o ano a ALPIAGRA será ainda melhor.

Carlos Pereira
Vereador da Cultura da CMA