“Sem Rosto mas pode matar” – Auditório dos Patudos debate Cyberbullying dia 28 de maio

No próximo dia 28 de maio, pelas 21h00 vai decorrer um seminário no Auditório da Casa dos Patudos sobre “Cyber bullying”.

Sónia Seixas (professora adjunta na ESES), Carla Sequeira (Guarda Principal da GNR) e Pedro Ferreira (Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos) são os oradores que abordarão o tema que preocupa pais, encarregados de educadores e toda a comunidade científica na era do digital.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Alpiarça , no âmbito do PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através dos telefones: 243 559 100 / 966 198 714.

Todo o Cyberbullying é uma agressão. Entende-se por “cyberbullying” o assédio através da partilha nas redes sociais de fotografias, vídeos e fotomontagens com a intenção de humilhar a vítima. Um “fenómeno sem rosto” considerado pelos especialistas como “assédio grave” por ser um atentado aos direitos fundamentais – o respeito, a privacidade e a liberdade. As consequências são sempre graves para as vítimas deste crime (punível com pena de prisão até 5 anos para agressores com mais de 16 anos), levando-as mesmo a manifestar tendências suicidas. Um fenómeno que muitas vezes salta das redes sociais para a vida real através do “stalking”, a perseguição. Os jovens são os mais atingidos e cada vez há mais casos detetados no mundo inteiro. No ano passado em Portugal 47% dos jovens portugueses diziam já ter sido vítimas ciberbullying, enquanto 40% confessam ter sido agressores online. Um problema que, para os especialistas, só é possível resolver com a intervenção de toda a comunidade: aos pais a monitorização dos telemóveis e computadores, aos professores, vizinhos, amigos, etc. a atenção para comportamentos ou sintomas diferentes dos habituais. Acrescentar ainda que a GNR tem vindo a desenvolver junto das escolas, no âmbito da InternetSegura” campanhas de sensibilização acerca do Cyberbullying.