O executivo da Câmara anunciou ontem, dia 16 de setembro, em reunião de Câmara, que vai manter a taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) aplicada em anos anteriores, ou seja, a mais baixa prevista nos termos da lei.
Desta forma, os prédios rústicos continuarão com uma taxa de 0,8% (visto estarem sujeitos, por lei, a um valor taxativo fixo) e os urbanos com 0,3%.
Empresas
Se tem uma empresa com sede fiscal em Alpiarça, saiba que a autarquia pretende manter as mesmas taxas de derrama em 2017:
- 1,5% para sujeitos passivos com volumes de negócios superiores a 150.000€;
- 1,0% para sujeitos passivos com volumes de negócios inferiores a 150.000€;
- Isenção durante dois anos para empresas que fixem a sua sede no concelho de Alpiarça em 2017 e que, durante esse período, criem três ou mais postos de trabalho.
Mário Pereira admite que o seu executivo foi aconselhado a agir no sentido de aumentar as taxas – esta seria uma forma de incrementar as receitas da autarquia – mas garante que estaria a quebrar um compromisso com os munícipes ao fazê-lo. O Presidente espera também que as taxas de IMI aplicadas às empresas sejam um incentivo à criação de mais estabelecimentos comerciais e, consequentemente, mais postos de trabalho.