O fim das férias traz também consigo o fim do Verão. Vamos propor para este fim-de-semana, um roteiro por Alpiarça que possa aproveitar estes últimos dias em contacto com a Natureza.
Se vem de fora do concelho, saiba que Alpiarça dispõe de vários locais onde pode ficar durante alguns dias. Para este roteiro a nossa sugestão é a Casa Girassol, turismo de habitação da D. Emília, uma casa dos anos 30 totalmente remodelada onde há uma harmonia estética entre as características de uma casa ribatejana do “antigamente” e o conforto dos tempos modernos. Uma zona interior e outra exterior onde pode tirar prazer da piscina privada ou passear pelo jardim dos girassóis. Tem ainda acesso a uma horta, uma zona para churrascos e outra para refeições no exterior. Uma boa notícia para quem tem amigos de quatro patas: pode trazer consigo o seu fiel amigo.
No sábado, levante-se cedo e vá até ao Paúl da Gouxa. Não há outro nascer do sol assim… Nasce o sol e despertam as aves! Não voltará a ver um espectáculo natural semelhante tão cedo! Situado num corredor de migração internacional de aves, esta represa tem uma vasta área de salgueironegral, a maior da península ibérica, e uma quantidade e variedade de animais excepcionais. Aves como o colhereiro, a garça imperial, a garça noturna, o mergulhão, a águia de asa redonda, entre outros, faz deste ponto um observatório ornitológico de excelência. A lontra, a raposa, ou os caniços, os bunhos e os lírios amarelos são outros exemplos de fauna e flora que aqui pode encontrar. Não esqueça a máquina fotográfica!
À noite, Há festa na minha Rua, mais concretamente, no Carvalhal, na Rua Jacinto dos Mártires Falcão . Música com Carlos Filipe e espectáculo de marchas populares com o Grupo de Atividades Física Sénior de Alpiarça, este é outro ponto de animação local e que termina neste sábado a sua edição do verão de 2018.
No domingo, a nossa sugestão é cultural: sítios arqueológicos do concelho. E não são tão poucos como se possa pensar! Vamos por períodos: para o Paleolítico ( inferior e médio) tem Vale do Forno e Vale de Atela com vestígios da presença humana de há mais de 100.000 anos. Mas tem ainda locais como Barreiro do Tojal, Vale da Caqueirada, Quinta do Outeiro, Barreira da Gouxa e Vale dos Extremos. Período do Bronze, Ferro e Romano tem representação em Alpiarça a Necrópole do Tanchoal, a Necrópole do Meijão, o Cabeço da Bruxinha, o Alto do Castelo e o Cabeço da Bruxa.
Andar por Alpiarça e não degustar a gastronomia local, é como ir a Roma e não ver o Papa. Para este roteiro que obriga a grandes caminhadas sugerimos os molhinhos de carneiro e as migas fervidas com bacalhau assado. Quanto à doçaria regional, desta vez ficamos pelos pastéis de Alpiarça, os ” manéis”, e pelas Chalaças!
No regresso, tenha ainda tempo para levar os famosos enchidos de Alpiarça!
Bom fim-de-semana por Alpiarça! Para a semana voltamos com mais sugestões!