Os Alpiarcenses receberam hoje de manhã um alerta de risco de incêndio rural para os distritos de Santarém, Coimbra, Leiria e Lisboa com indicação dos números de telefone para cada cidadão usar em caso de emergência.
Até ao final da manhã deste sábado, dia 4 de Agosto, a ANPC registou 21 ocorrências no distrito de Santarém, com a mobilização de 24 operacionais e 8 meios terrestres. Mas a situação preocupante continua a ser no distrito de Faro, no concelho de Monchique com 693 operacionais, 177 meios terrestres e 10 meios aéreos no terreno.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil ( ANPC) que já alargara o período de risco máximo devido ao calor extremo até à próxima segunda-feira, inclui agora o distrito de Santarém na área de risco de incêndio rural. A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido:
– Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecao de alimentos;
–Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
–O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
– A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
O gabinete de Proteção Civil da Câmara Municipal de Alpiarça emitiu também um alerta à população, alerta enviado por SMS, com conselhos e medidas preventivas. De acordo com o que tem sido recomendado pela ANPC e pela Direção Geral de Saúde, cada cidadão tem um papel de vigilância importante e deve cuidar de si e dos chamados grupos de risco: crianças, idosos e animais. Recordamos aqui alguns dos conselhos :
– Permaneça em locais frescos;
– Ingerira muita água para evitar a desidratação ( transporte consigo uma garrafa de água);
– Dê água a crianças, idosos e animais;
– Não ingira bebidas alcóolicas nem comidas ” pesadas”;
– Não esqueça a colocação de protetor solar, mesmo que não esteja na praia;
– Evite a exposição solar das 11h às 16h;
– Use vestuário adequado, peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara, dado que estas refletem o calor e a luz solar e ajudam o corpo a manter as temperaturas normais;
– Use chapéu e óculos de sol;
– Proteja também crianças, idosos e animais de companhia. Não deixe no carro, por nenhum instante, estes grupos de risco.