Presidentes da Junta e da Câmara Municipal inauguram 9º Festival do Melão

Decorreu ao final da tarde desta sexta-feira, a inauguração oficial de mais uma edição do certame promotor dos produtos da terra: o melão e a melancia. Fernanda Cardigo, presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça, referiu a importância deste evento para a divulgação do melão da marca Alpiarça que é a fonte de rendimento de muitas famílias alpiarcenses desde o século passado. Salientou ainda as dificuldades dos produtores de melão relativas aos custos de produção, às adversidades climáticas, e à sua comercialização.

Para a presidente da junta, a questão de um preço justo é o “calcanhar de Aquiles” desta produção e afirmou que tanto a junta como o executivo autárquico se têm empenhado na divulgação da marca do melão de Alpiarça. Mário Pereira, presidente da autarquia, manteve a mesma preocupação no que respeita às maiores dificuldades na comercialização do melão, nomeadamente na penetração no mercado das grandes superfícies. A falta de associativismo também foi apontado como entrave à colocação do produto no mercado. Relativamente a este certame,  considerou-o fulcral enquanto motor de promoção e divulgação não só dos produtos da terra como do próprio concelho. Terminou, reafirmando  a disponibilidade do executivo para apoiar os produtores nesta sua luta pela divulgação e promoção do melão.

A cerimónia terminou com a atuação da banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro. A seguir houve prova de melão e melancia.
Tendo como cenário uma paisagem típica da Lezíria, com as águas da Vala Real a visitar o renovado Parque do Carril, até ao próximo domingo, dia 22, este certame apresenta, além dos expositores de melão e melancia, um programa diversificado, com muita animação noturna, com os espectáculos musicais a cargo dos  Guitardrums e uma noite de folclore no sábado. O domingo dá lugar às sevilhanas e o flamenco encerrando o Festival com uma noite de fados, o FestFado com Ana Laíns. A animação de rua fica a cargo dos Grupos Mó das Nossas e Carambola. Para os amantes da gastronomia, o sábado ficou reservado para mais uma edição do almoço gastronómico “Comeres da nossa Terra”. No domingo, a Biblioteca vai ao Festival do Melão para a Hora do Conto. Para os adeptos do desporto, no domingo é dia de Caminhada pelos Encantos de Alpiarça e, de tarde, o cicloturismo é rei na Terra do Melão. No sábado, o canal público de televisão transmite em direto para o mundo o Festival do Melão.