Ministro do Ambiente inaugura Centros de Compostagem e Alpiarça tem um

Foi no Estaleiro da Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo, na tarde do passado dia 6 de dezembro, que o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, procedeu à inauguração simbólica dos cinco Centros de Compostagem Comunitária das freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, Pontével, Benfica do Ribatejo, Muge e Alpiarça.

Em julho deste ano, a junta de freguesia de Alpiarça entregou uma candidatura a este projeto da Ecolezíria, uma iniciativa, cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) e que visa cumprir “as metas definidas pela União Europeia para a reutilização e a reciclagem de 55% dos resíduos urbanos em 2025 e 65% em 2030” – refere um comunicado da empresa de recolha, tratamento e valorização de resíduos urbanos.

A cedência dos terrenos para a instalação do Centro de Compostagem Comunitária está a cargo da Município de Alpiarça e, em abril deste ano, já entregou os primeiros compostores. Estes centros são constituídos por uma zona de receção de verdes, zona de compostores e zona de receção de resíduos orgânicos provenientes da população aderente.

Cada junta de freguesia recebeu ainda um biotriturador portátil, um crivo, cinco contentores de 240 litros para armazenamento dos resíduos, cinco carrinhos de mão, entre outros utensílios e ferramentas. A gestão do espaço e do processo fica a cargo de cada uma das Juntas de Freguesia aderentes.

Para aderir a esta campanha de Compostagem Comunitária os munícipes que disponham de uma casa com espaço exterior, como um quintal ou um jardim para colocar um compostor podem fazer a sua candidatura na Câmara Municipal ou na Junta de Freguesia ou ainda através do site www.ecoleziria.pt. Quem aderir recebe em casa e de forma gratuita, um balde de 30 litros e um conjunto de sacos biodegradáveis, onde serão colocados os resíduos produzidos que mais tarde serão entregues no centro de compostagem.

Na cerimónia de inauguração, estiveram ainda presentes a Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa Santos, o presidente do Conselho de Administração da Ecolezíria, Carlos Pinto Coutinho, o Administrador executivo da Ecolezíria, Dionísio Mendes, vários autarcas da região, presidentes de junta de Freguesia – Jorge Costa, o Presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça – a deputada à Assembleia da República Mara Lagriminha, representantes de empresas de águas e resíduos urbanos, representantes das empresas de construção dos centros de compostagem comunitária, entre outras personalidades.

De salientar que no seu discurso o Ministro do Ambiente elogiou o trabalho feito pela empresa Ecolezíria tendo referido que “é um exemplo e continuará a ser um exemplo nos tempos mais próximos (…) O trabalho que fazem, fazem-no em várias dimensões e de forma muito bem feita. Quer no cumprimento das metas e da estrutura económico-financeira que têm por trás, quer pela proximidade relativamente ao comum dos cidadãos e na aposta contínua na educação ambiental e sensibilização para estas matérias em concreto”.