Mercado Municipal reabriu hoje em Alpiarça

Abriu hoje ao público, dia 2 de setembro, o Mercado Municipal depois da 1ª Fase de Requalificação e Adaptação do Mercado Municipal de Alpiarça ter arrancado em junho de 2019.

Como referiu o presidente da autarquia, Mário Pereira, durante a curta sessão simbólica de abertura deste espaço, “este foi um ano difícil para todos os portugueses e também, no que se refere ao mercado, nos prazos de execução da obra” mas acrescentou que os comerciantes mantiveram os seus negócios a funcionar nas lojas do exterior.

Melhores condições que tornam o Mercado mais apelativo, não só para a população mas também para os vendedores que aqui trabalham, um investimento de meio milhão de euros, comparticipado em 85% pelos fundos estruturais para a Regeneração Urbana. A requalificação do Mercado vai continuar, com a apresentação pública da 2ª Fase do projecto nas próximas semanas a ser já realizada no Mercado – adiantou o chefe do executivo. Recorde-se que esta segunda fase terá uma intervenção nas ruas circundantes, sobretudo, na envolvente que inclui o terreno junto à Igreja, um conjunto de terrenos particulares, alguns ainda em processo de negociação com os seus proprietários. Acrescentou Mário Pereira que o projeto já tem a candidatura efetuada e que aguarda a aprovação para se avançar com os concursos públicos.

Como forma de dinamização do espaço, o Mercado servirá também para receber eventos como o Festival Gastronómico à Moda de Alpiarça que estava previsto para este ano mas, por causa do COVID, arrancará em 2021.

Satisfeita estava hoje a Dª Carolina Ferreira, com os seus 83 anos, a mais antiga vendedora do Mercado. ” Já precisava e está muito bonito”- 55 anos de mercado e agora só pede “a compreensão das pessoas para irem até ao mercado”.