Mário André lança novo fanzine de critica ao acordo ortográfico na Biblioteca Municipal de Alpiarça

“Demónios de Kratia” é o 2° fanzine de Kustom Rats, pseudónimo de Mário André , que vai ser lançado no próximo dia 23 de Abril às 18h00 no Espaço infanto/juvenil (BD/Multimédia) da Biblioteca Municipal de Alpiarça. Este lançamento é seguido de uma Tertúlia que conta cpm a participação de Luís Meireles e amigos.

O Fanzine, redução fônica da expressão fanatic magazine, – fan+ zine- ,tem o sentido de ‘revista’, com o início de ‘fanatic’. Trata-se de um veículo editado por um fã, seja de graphic novels, obras de ficção científica, ou de poemas, músicas, filmes, vídeo-games, entre outras temáticas incorporadas por estas publicações. Teve início nos anos 29 do século passado nos Estados Unidos e disseminaram-se no continente europeu, em especial na França, ao longo das revoltas de 1968. Rapidamente se transformaram nas ferramentas de comunicação mais utilizadas de contestação, de crítica social, política , sobretudo por anarquistas e adeptos do movimento punk.

O fanzine é uma edição sem qualquer pretensão, de vez em quando um pouco mais refinada na composição gráfica, condicionada apenas aos recursos financeiros de seu editor. Normalmente, é publicada segundo parâmetros empíricos. A maior parte dos fanzines é produzida e consumida por um público mais jovem, mas também está presente entre pessoas de todas as idades.