Integrado no 32º Festival Internacional Amadora BD, Mário André ou Kustom Rats, “o autor de fanzines”, apresenta no próximo dia 23 de outubro, às 19h30, no Ski Skate Amadora Park, na Amadora, a sua primeira novela gráfica -Implosão, a adaptação do romance homónimo de Nuno Júdice.
A sessão de autógrafos decorrerá no dia 24, entre as 18h e as 20h e ambas as sessões vão contar com a presença de Nuno Júdice.
Editado em 2013, o romance de Nuno Júdice é uma reação do seu autor às medidas de austeridade que foram impostas aos portugueses na última década. Realizada entre 2018 e 2019, com 96 páginas esta novela gráfica de Mário André é a resposta um repto que lhe foi lançado com o objetivo de levar este manifesto a um público mais jovem.
Uma história sobre resistência, luta armada, conspirações e…a paixão. Ingredientes que se mesclam nos acontecimentos da nossa história recente.
Mário André, agora aposentado, foi enfermeiro desportivo e dedica-se à banda desenhada desde 2015. Em 2017, cria o selo editorial Kustom Rats e publica os fanzines Doce Êmese Canibal #1 e #2, A Garra e Comic Pamphlet, colaborando também nos títulos antológicos Venham +5 #10, Ponte #1 e vários Outras Bandas, este último editado pelo colectivo informal Tágide, que co-fundou em 2019. No mesmo ano, idealizou a Fanzineteca de Alpiarça, que coordena em regime de voluntariado.
Foi distinguido com duas menções honrosas nos concursos da BDteca: Salão de Banda Desenhada de Odemira, em 2017 e 2019, e foi nomeado na categoria Melhor Obra Curta do 2º Prémio Bandas Desenhadas ‘2020. Actualmente, já concluiu o 1º volume de uma nova colecção de BD baseada em obras de Fernando Pessoa, a publicar em breve.