Limpeza de ruas (ou a falta dela) põe presidente e vereador “de candeias às avessas”.

O Vereador António Moreira publicou hoje na sua rede social, fotografias do estado de algumas ruas do lugar de Frade de Baixo, concretamente, as ruas José Vale e 1º de Maio seguido de um desabafo : “Quando, com a melhor das intenções, chamei a atenção para a falta de limpeza em algumas ruas do Frade de Baixo, a resposta recebida era que não me respondiam pois era mentira.”

Esta foi a resposta a uma troca de declarações que ocorreu na passada terça-feira, dia 8 de setembro, durante a reunião de Câmara, no período antes da Ordem do Dia, em que o vereador António Moreira pedia a intervenção do Município na limpeza das ruas de Frade de Baixo, que estão repletas de ervas, e numa solução para fixar o contentor do lixo que está sempre a cair devido ao vento que se faz sentir naquela zona específica.

Em resposta, o presidente da autarquia. Mário Pereira, referiu que ia ver com os serviços uma forma de encontrar uma solução para estabilizar o contentor mas relativamente à limpeza das ruas, disse que todas as ruas dos lugares são limpas sem exceção. O vereador ainda retorquiu que os moradores o informaram que limpam algumas ruas mas outras não. Mário Pereira acrescentou que não fazia sentido limparem umas e outras não, a não ser que tivessem de fazer algum serviço urgente noutro lado.

Hoje, António Moreira publica as evidências da falta de limpeza. E ainda acrescenta mais um pormenor: são os moradores que vão retirando as folhas secas que se acumulam junto aos passeios.

A “vereação aberta”, uma proposta que foi avançada pelos vereadores da oposição em março de 2019 que visa o atendimento aos munícipes uma vez por semana nos lugares do concelho, tem levado à discussão em reuniões de Câmara alguns assuntos que preocupam os moradores destas zonas do concelho mais afastadas do centro de decisões.

Agora acendeu-se mais um “incêndio”.