Devido a trabalhos e limpeza, higienizarão e de inspeção de 117 reservatórios de abastecimento de água nos sete concelhos onde a empresa das Águas do Ribatejo assegura a captação, tratamento e distribuição de água em baixa, haverá alguns constrangimentos com redução de pressão e corte no abastecimento por períodos não superiores a 4 horas, durante os seguintes dias e para o concelho de Alpiarça:
- 04/02 – Potenciais constrangimentos Fazendas de Almeirim, Zona Alta Paço dos Negros e zona alta Frade de Cima das 8h00 às 18h00
- 07/02 – Corte água Frade de Cima (zona baixa) das 14h00 às 16h00
- 08/02 – Potenciais constrangimentos Alpiarça (zonas alta e baixa) das 09h00 às 20h00
Num comunicado, a empresa ÁGUAS DO RIBATEJO informa que estas intervenções vão prolongar-se até final de fevereiro com intervenções diárias ao longo de dois meses. Os cortes no abastecimento serão efetuados apenas nas localidades onde não é possível garantir o abastecimento com sistema alternativo.
Estes trabalhos têm por objetivo manter a qualidade da água e a segurança do seu abastecimento. No mesmo comunicado, a empresa relembra que “apresenta uma taxa de 99,55 % de cumprimento dos valores paramétricos analisados por laboratório certificado num universo de cerca de 10 mil análises anuais. Os boletins de análise são auditados pela Entidade Reguladora que classificou a água da AR como de “Boa Qualidade” e atribuiu o selo de água de qualidade exemplar para consumo humano”.
Um elevado esforço financeiro por parte das águas do Ribatejo que apresentou em março do ano passado um resultado líquido de 2.166.172 euros, duplicou o seu capital social sem mexer nas percentagens de participação de cada município e estão em curso obras de valor superior a 20 Milhões de euros nos vários concelhos.
Sempre que possível, a AR irá realizar as operações em períodos de menor consumo de modo a minimizar os impactos junto dos consumidores.