Inaugurada esta sexta-feira na Galeria da Casa dos Patudos Exposição de Retratos de Carlos Relvas

Foi inaugurada ao final da tarde desta sexta-feira, dia 5 de julho, na Galeria de Exposições da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, a Exposição “Carlos Relvas e a Arte Fotográfica: O Retrato”.

Uma seleção de vinte e dois retratos (e auto-retratos), composições, trabalhos de estúdio e vistas de aspetos de interiores da autoria de Carlos Relvas trazem à luz do dia a genialidade do homem que vivendo no século XIX, estava na vanguarda da fotografia mundial.

Carlos Relvas nasceu na Golegã em 1838 e morre em 1894. Foi lavrador, desportista, toureiro e um apaixonado da fotografia. É pai de José Relvas, o proprietário da Casa dos Patudos. O seu espólio tem vindo a ser alvo de tratamento, quer a nível do restauro dos negativos, como a nível da catalogação.

Esta mostra fotográfica, a partir de negativos em colódio, em sal de prata e estereoscópico, dá a conhecer trabalhos do fotógrafo, na categoria de retrato, em “décors” e em cenários figurativos que revelam o domínio na utilização da luz quer em interiores como em exteriores.

Até dia 29 de setembro este espólio, pertencente ao Estúdio – Casa Carlos Relvas, na Golegã, ficará patente ao público alpiarcense.

Na sessão inaugural, estiveram presentes, entre o público, fotógrafos e amantes da fotografia. Nuno Prates, conservador da Casa dos Patudos, deu as boas vindas e proferiu algumas notas que permitiram enquadrar esta exposição no ambiente socio-cultural da família Relvas no Portugal dos finais do século XIX. Presente ainda na sessão o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Louro.