Impostos Municipais a cobrar em 2019 mantêm a taxa de 2018

Sem a descida esperada pelos alpiarcenses, o IMI, Derrama, Taxa Municipal de Direitos de Passagem e Percentagem Variável no IRS, as fontes de receita do município, vão manter a mesma taxa para cobrança em 2019 que está em vigor neste ano.

O IMI- Imposto Municipal sobre Imóveis mantém a taxa de 0,8 para prédios rústicos e 0,42 para prédios urbanos. A Derrama, imposto sobre o lucro das empresas mantém a taxa de1,5%, 1% ou isenção, consoante o volume de negócios. Os Direitos de Passagem, taxa cobrada pelas comunicações fixas e que os munícipes pagam às operadoras na fatura, mantém a taxa máxima de 0,25%. Por fim, a participação variável no IRS, ou seja uma percentagem do total do IRS dos sujeitos passivos a que os municípios têm direito também se mantém na percentagem máxima de 5%.

Estas propostas foram votadas na especialidade, na reunião de Câmara desta quarta-feira, dia 31 de outubro, tendo sido aprovadas com a abstenção dos vereadores do Partido Socialista, exceptuando a votação referente ao IMI que contou com o voto contra do Vereador António Moreira do PS.

Ainda que com críticas de Sónia Sanfona, vereadora PS, que considerou não estar na posse de toda a informação, para além da prestada pelos serviços financeiros, que permitisse uma votação mais “justa”, estas propostas seguem agora para a Assembleia Municipal.