Hora de verão chega esta noite

Nesta madrugada de domingo, dia 27 de março, a hora legal será adiantada 60 minutos, de acordo com a legislação em vigor.

Quando for 01h00, adiante o relógio 1 hora, ou seja, mude o seu relógio para as 02h00 e entramos, assim, na hora de verão.

Alinhados pelo meridiano de Greenwich, a mudança de horário tem conveniências geoestratégia. Desde o início do século XX que a hora muda. Evitar gastos de combustível nas noites longas, a economia parecia ser um motivo para estas alterações. Entre 1992 e 1996, Portugal fez uma tentiva para não mudar o regime de horário mas o impacto sobre a saúde dos cidadãos foi a razão para se voltar ao antigo hábito, já que foi estabelecida uma causalidade direta entre essa prática, o aumento do consumo de ansiolíticos em jovens e menos jovens e até o aumento da sinistralidade rodoviária. Resumindo: dias longos e noites curtas trazem problemas de sono!

Em 2018, a Comissão Europeia realizou uma sondagem junto dos cidadãos dos vários países sobre as suas preferências horárias. Com a Alemanha à cabeça da participação, 84% dos europeus prefere a hora de verão. Apesar desta, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou, Portugal continuaria a mudar a hora duas vezes por ano, baseando-se fundamentalmente nos resultados do referido parecer emitido pelo Observatório Astronómico.