Gripe das Aves detetada nos Patudos

Está desvendado o mistério da morte das aves que nos últimos tempos tem vindo a ocorrer entre as várias espécies de aves na zona da Albufeira dos Patudos. Esta área foi considerada o 5º Foco nacional de infeção pelo vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade H5N1.

Este vírus foi detetado pela primeira vez em novembro de 2021 em 79 aves de uma produção doméstica em Setúbal . Seguiu-se Óbidos (em 18100 perús), Vila Nova da Barquinha (6000 perús), Santiago do Cacém (60 galinhas e patos) e agora, a 4 de janeiro, a um ganso selvagem em Alpiarça. Na Europa, desde finais de setembro que vários países tem vindo a declarar a presença da gripe aviária.

A Gripe Aviária surge após a introdução de um individuo da espécie, já contaminado, na capoeira ou através da ação das aves migatórias. O vírus H5N1 é transmissível ao homem apenas através de contacto direto com aves vivas, pelo que o Municipio de Alpiarça, em articulação com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária – DGAV, emitiu neste domingo um comunicado à população com algumas diretrizes tendo por objetivo travar a propagação do vírus entre as aves e evitar o contacto humano com espécies infetadas.

Pede o município à população que não alimente os animais na zona da Albufeira dos Patudos evitando assim a aproximação dos mesmos; não circule no perímetro da albufeira dos Patudos a fim de não ser um agente de propagação do vírus em capoeiras ou cativeiros onde coabitem espécies que sejam afetadas por esta gripe; as aves de capoeira e em cativeiro deverão permanecer confinadas aos respetivos alojamentos de modo a impedir o seu contacto com aves selvagens.

Aqui ficam alguns link da DGAV com os procedimentos a ter quando se tem alguma exploração de aves, quer seja comercial ou doméstica, e que podem evitar a propagação do vírus entre as espécies –

  • https://dgav.pt/wp-content/uploads/2021/03/Gripe-Aviaria-Bird-Flu_final_julho2017.pdf
  • https://dgav.pt/wp-content/uploads/2021/03/Gripe-Aviaria-Como-prevenir-a-gripe-das-aves-da-sua-capoeira_final_julho2017.pdf
  • https://dgav.pt/wp-content/uploads/2021/03/Gripe-Aviaria.pdf
  • https://dgav.pt/wp-content/uploads/2021/03/7-passos-para-manter-a-gripe-das-aves-fora-da-sua-capoeira.pdf