Greve fecha algumas escolas do concelho

A greve do pessoal não docente marcada para o dia de hoje, deixa sem aulas uma parte dos alunos do concelho de Alpiarça. Do que conseguimos apurar até ao momento, do Agrupamento de Escolas José Relvas, apenas a Escola Abel Avelino e a Escola de Frade de Baixo estão em funcionamento.

Esta greve foi decretada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais que reivindica fim da precariedade, a integração dos atuais trabalhadores precários, a contratação imediata de mais 6000 trabalhadores para os quadros e “uma nova portaria de rácios e dignificação salarial e funcional, o fim do processo de desresponsabilização do Estado Central e de descentralização\municipalização da escola pública, uma escola pública universal, inclusiva e de qualidade” – pode ler-se num comunicado enviado às redações.

Olhando para o caso de Alpiarça, foi debatido recentemente numa reunião de Câmara, o facto de na escola de Frade de Baixo haver vigilância reduzida entre as 15h30 e as 16h30. Situação esta que a Câmara Municipal já solucionou. A relação entre as necessidades de pessoal não docente e as capacidades financeiras do município para efetuar contratações tem sido o principal tema levado a debate pelo executivo, sobretudo na hora da votação das novas leis de transferências de competências.

Recorde-se que em 2008 teve início a descentralização das competências para os municípios das matérias relativas ao pré-escolar e 1º ciclo.