GNR e NPAS recuperam 11 aves exóticas

Um homem com cerca de 70 anos foi identificado ontem, dia 20 de outubro, no Parque do Carril pelo crime de captura ilegal de aves “através de método proibido”. A ação desenvolvida pelos militares do Posto Territorial de Alpiarça em coordenação com o Núcleo de Proteção Ambiental de Santarém ocorreu no seguimento de uma vigilância ao indivíduo – por suspeita da prática do delito – que já vinha a ser realizada há algum tempo.

Na sequência da abordagem foi efetuada uma busca domiciliária à residência do homem de onde os militares resgataram 11 pintassilgos, julgando-se que o suspeito tivesse intenção de comercializar estes espécimes tendo o indivíduo sido, por esse motivo, constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

Fonte da GNR esclareceu ao nosso jornal que, por se tratar de uma espécie protegida, estes animais não podem ser vendidos por particulares sem estarem devidamente licenciados.

As aves foram entretanto inspecionadas na Clínica Veterinária de Alpiarça e posteriormente libertadas e devolvidas ao seu habitat natural.