GNR de Alpiarça mais perto de ter nova casa

Foi assinado na tarde desta quinta-feira, dia 3 de novembro, na Sala S. Francisco da Casa dos Patudos, o Contrato Interadministrativo entre a Secretaria -Geral do Ministério da Administração Interna, Guarda Nacional Republicana e o Município de Alpiarça relativo à construção do novo Posto Territorial de Alpiarça da Guarda Nacional Republicana.

Atualmente, a GNR ocupa o degradado edifício secular da “Antiga Câmara” que carece das condições necessárias de operacionalidade e dignidade desta força de segurança militar. Como referiu no seu discurso de assinatura a presidente do Município, Sónia Sanfona, “este é um dia de muito significado para o Munícipio porque se cumpre um processo que remonta aos anos 90”. Referiu ainda a autarca que “este é o culminar de um longo caminho que, como se evidenciou, um investimentou estruturante que há muito era necessário e desejado no nosso concelho e que vai permitir aos militares da GNR as condições de conforto, de operacionalidade e sobretudo, de dignidade que merecem para o desempenho da sua atividade. Acresce que esta intervenção vai, não só posicionar o posto da GNR num local central, visível e acessível, mas também criar condições para a colocação de um efetivo adequado às necessidades do concelho (…) o que contribui para o reforço do sentimento de confiança e de segurança da população.”

Em 1999, chegou mesmo a ser celebrado um protocolo para a execução das novas instalações da GNR de Alpiarça. Em 2001 avançou-se ainda com o concurso público para a empreitada de construção mas, por razões orçamentais, o processo não avançou. Em 2018 foi assinado um protocolo de cooperação entre as entidades mas devido à sua caducidade, foi necessário proceder a este novo contrato, protocolarizado em finais de 2021 e hoje assinado.

O contrato foi assinado pelo Secretário-Geral do Ministério da Administração Interna, Marcelo Mendonça de Carvalho, presidente da autarquia, Sónia Sanfona e pelo Comandante-Geral da Guarda nacional Republicana, Tenente-General José Manuel Lopes Santos Correia.

No seu discurso o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, referiu que cabe à autarquia o lançamento da empreitada ” uma construção de raiz num terreno cedido pela câmara, um investimento com um orçamento previsto de 1.8 milhões de euros”. Acrescentou o ministro que ” este posto territorial é mais um exemplo no investimento no factor humano materializado nas novas instalações mas também nos ganhos remuneratórios previstos nos orçamentos de 2023, 24,25, 26 terão para dar outras condições de atractividade e de dignificação da atividade profissional ao serviço da segurança do Estado e das liberdades e garantias dos cidadãos.”

Espectativa de inauguração das novas instalações em 2024.

Presentes na cerimónia encontravam-se representantes de várias entidades, militares da GNR, deputados, comunidade intermunicipal, comando dos Bombeiros Municipais de Alpiarça, entre outros.

Foi ainda realizada uma visita ao terreno do futuro Posto Territorial da GNR de Alpiarça, um terreno junto ao Agrupamento de Escolas José Relvas.