Durante o fim-de-semana de 6 e 7 de Outubro, a Reserva do Cavalo Sorraia em Alpiarça recebeu a Final do Campeonato Nacional de TREC 2018 organizado pela Federação Equestre Portuguesa.
Participaram 15 atletas com a novidade da participação de 5 cavalos e cavaleiros da Reserva do Cavalo do Sorraia. De acordo com os escalões, os vencedores são: Escalão de Seniores – 1º Nuno Bernardo; Escalão de Juniores – 1º Diogo Sousa, 2º Leonor Salas,3º Sara Junqueira; Escalão de Open – 1º Daniela Mota, 2º Francisco Lourenço, 3º Filipa Taborda.
O TREC – Técnicas de Randonnée Equestre de Competição é uma modalidade do desporto equestre, e concretamente, ao Turismo Equestre que associa a arte de cavalgar com o passeio (“randonnée” em francês). Criada em França em 1985, o TREC inclui 3 exercícios que estão sujeitos a pontuação: percurso de Orientação e Regularidade, percurso por terreno variado e medição de andamentos.
Este Campeonato contou com 7 provas nacionais que decorreram na Golegã, Mouriscas, Constância, Vila Nova da Barquinha, Vagos, Pedreiras e Alpiarça.
Portugal foi representado a nível Internacional por 5 atletas que alcançaram o 4º lugar no Campeonato do Mundo em Itália no passado dia 31 de Agosto e 1 de Setembro. Os atletas Sara Junqueira e Diogo Sousa classificaram-se para o TOP 20Mundial.
Para a organização do TREC e comissão técnica, as condições proporcionadas pela Reserva do Sorraia foram excelentes estando já em cima da mesa a possibilidade da Seleção Nacional 2019 poder realizar os estágios de preparação para o Campeonato da Europa neste local.
Rui Félix, Treinador Nacional e um dos responsáveis pela prova, ainda teve a oportunidade de dar formação aos cavaleiros da Reserva.
Este evento contou com a presença de elementos da autarquia e de muita assistência.