Começaram ontem os três dias de festa do Casalinho, uma localidade no concelho de Alpiarça. Depois da atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro, o Grupo de Danças e Cantares do CPCR do Casalinho teve a sua estreia. Meia hora de atuação do recém-criado rancho folclórico e apenas com dois meses de idade, o Grupo deu cartas.
D. Olinda, agora encarregue da tesouraria do Grupo e dos trajes, e Fernanda Pereira, da direção artística, são amigas de longa data e tiveram a ideia de formar um rancho. Com um filho a dançar há muito tempo e uma neta que segue as pisadas da família, Fernanda foi convidando gente amiga para integrar o Grupo. D. Olinda também tem a neta no Grupo. Com a ajuda do presidente da Coletividade e do presidente do Grupo, António José Barbosa, foram conseguindo juntar mais pessoas.
A formação tem agora 16 elementos com gente que vem de Alpiarça, Casalinho e das Fazendas de Almeirim. Como referiu, Fernanda Pereira ao Alpiarcense, “ainda falta fazer muito; falta trabalhar a postura, a posição dos braços e trabalhar muito o sapateado.” Mas para um grupo com gente que trabalha e que começou a ensaiar há menos de dois meses, a noite desta sexta-feira, 5 de julho, fica para a história do Grupo de Danças e Cantares do Casalinho como uma estreia gloriosa.
A festa, essa lá continuou pela noite dentro com a atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça, muito bailarico e as tasquinhas dos comes e bebes sempre a aviar!
Hoje ainda pode assistir a espectáculos de Sevilhanas, bailes e atuação de DJ Paninho.
No domingo, o recinto da festa, abre às 10h00 com Jogos Tradicionais. Segue-se pelas 16h00 a Picaria e às 20h00 atuam os Ranchos Folclóricos das Fazendas de Almeirim e “Os Peneireiros” de Martinchel.