Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais entra em vigor no dia 15 de Maio

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais – DECIR 2019 vai entrar em vigor a partir do dia 15 de maio.

A Comissão Nacional Proteção Civil aprovou no passado dia 2 de abril a Diretiva Operacional do DECIR para este ano que se traduz no reforço dos meios de combate a incêndios com mais operacionais, viaturas e meios aéreos.

Na última reunião de Câmara foi divulgada a participação de Alpiarça neste dispositivo e que irá disponibilizar uma equipa de 15 de maio a 30 de junho, 2 equipas no período de 1 de julho a 30 de setembro, voltando a estar até 15 de outubro 1 equipa, disponíveis para o combate aos incêndios rurais a nível concelhio, distrital e nacional. Os dois elementos do Comando dos Bombeiros Municipais de Alpiarça passarão também a integrar a escala do comando distrital e nacional, sob a égide do CDOS.

Na apresentação do DECIR 2019, o Presidente da autarquia, Mário Pereira, criticou o facto de, embora a Proteção Civil, no âmbito nacional, atribua uma verba para algumas despesas, o esforço dos Bombeiros Municipais de Alpiarça no combate a incêndios a nível nacional é suportado apenas pelos Orçamentos Municipais, tendo o autarca considerado que os municípios acabam por ser discriminados pelo Orçamento de Estado.

Este ano, e a nível nacional, o DECIR terá um aumento de 21% de meios  de combate em relação a 2018: mais 288 equipas, 1.316 operacionais, 294 viaturas e seis meios aéreos.