No próximo dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus, data esta que este ano o ICOM – International Council of Museums – dedica à reflexão sobre o futuro dos museus e no seu papel central para o desenvolvimento da sociedade em todo mundo – “Museus como centros culturais: o futuro da tradição”.
O papel dos museus na sociedade está a mudar. Os museus continuam a reinventar-se na procura por se tornarem mais interativos, focados no público, orientados para a comunidade, flexíveis, adaptáveis e móveis. São agora polos culturais que funcionam como plataformas onde a criatividade combina com o conhecimento e onde os visitantes também podem co-criar, compartilhar e interagir.
A Casa dos Patudos-Museu de Alpiarça/Câmara Municipal de Alpiarça associacam-se a esta iniciativa com o seguinte programa:
15h00
Arte nas vossas mãos
Arte ao vivo com a colaboração de artistas locais integrados na exposição “Gentes da Nossa Terra”
– Ana Rita Manique
– David Canha
– Fernando Branco
– João Inocêncio
– Joana Branco
– Pedro Branco
Local: Pólo Enoturístico da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça
16h00
A arte como forma de expressão
Conversa informal com os artistas locais e público em geral
Local: Pólo Enoturístico da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça
17h30
Concerto com Quarteto Quadrivium
Quarteto de cordas interpreta temas da música atual (rock, pop)
Local: Auditório da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça
Visitas Guiadas Gratuitas à Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça
(Horário da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça 10h00-12h00 – 14h00-17h30).