Com o fim do Estado de Emergência e a passagem a situação de Estado de Calamidade, o país antecipa para este sábado, dia 1 de maio, a próxima fase de desconfinamento que estava prevista para dia 3 de maio.
O Primeiro-Ministro, António Costa, apresentou ao país, nesta quinta-feira após o Conselho de Ministros, as novas medidas que vão permitir abrir o país à economia. Mas nem todo o território fazer cumprir da mesma forma o desconfinamento. Há concelhos que mantêm as normas do desconfinamento de 19 de abril, outros recuam nas medidas e há ainda municípios que, embora entrem nesta nova fase estão em situação de alerta. Neste último grupo estão 27 concelhos e entre eles Alpiarça.
Vejamos quais são as novas medidas que entram em vigor já a partir deste sábado:
- Horários de funcionamento: Restaurantes e espetáculos até às 22h30; Comércio em geral: até às 21h00 nos dias de semana e até às 19h00 nos fins de semana e feriados.
- Os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar com a limitação condicionada a um máximo de seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas;
- A prática de todas as modalidades desportivas passa a estar permitida, bem como e para todas a atividade física ao ar livre;
- Os ginásios podem funcionar com aulas de grupo, observando as regras de segurança e higiene;
- A lotação para casamentos e batizados passa a estar limitada a 50% do espaço.
Alpiarça pode ter de alterar a sua condição de alerta durante a próxima semana, altura em que o governo fará a avaliação da situação, podendo o concelho seguir o desconfinamento sem alerta, se o número de casos continuar na sua curva descendente (inferior a 120 casos por 100mil habitantes) ou pode recuar nas medidas se o número de casos ultrapassar a taxa de incidência.
Desde 19 de abril que o concelho de Alpiarça tem vindo a atingir um número elevado de casos, casos estes que tiveram origem em dois grupos de agregados familiares identificados e controlados. Nesta quinta-feira, dia 29 de abril, os registos totais da situação Covid no concelho indicam 7 casos ativos, 281 recuperados, 8 casos em vigilância ativa, um número de casos ativos bem inferior ao número registado nos últimos 14 dias.
Com o fim-de-semana preenchido por comemorações – Dia do Trabalhador e Dia da Mãe e um desconfinamento antecipado, Alpiarça não pode facilitar nem esquecer que está em situação de alerta.