De freguesia a concelho – a história administrativa de Alpiarça

No dia em que se assinala os 106 anos do concelho de Alpiarça, Nuno Prates, conservador da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, traça o percurso de Alpiarça na História da Administração Local.

“Dia 2 de Abril – Feriado Municipal de Alpiarça.

A Criação do Concelho de Alpiarça

O Concelho de Alpiarça é de formação relativamente recente, tendo sido criado pela Lei n.º 129, de 2 de Abril de 1914, cuja data se comemora com Feriado Municipal.
Da parte administrativa de Alpiarça ainda há muito por descobrir. Contudo, no século XIV, há documentação que situa Alpiarça no termo de Santarém. Relativamente à criação da freguesia, não encontrámos muita documentação, apesar de em 1747, o padre Luiz Cardoso se referir a Alpiarça como freguesia.
Inquestionável é sim que, em 1826, Alpiarça era uma das freguesias do Concelho e Comarca de Santarém. 
Em 1836, passa para o Concelho de Almeirim e há época era a sua maior freguesia, em conjunto com outras quatro: Almeirim, Muge, Monção de Benfica e Raposa.
Em Fevereiro de 1906, ainda freguesia de Almeirim, Alpiarça é elevada à categoria de Vila. 
Em 2 de Abril de 1914, pela Lei n.º 129, Alpiarça passa à categoria de Concelho, deixando assim de pertencer ao Concelho de Almeirim e constitui um Concelho autónomo com duas freguesias: Alpiarça e Vale de Cavalos (até 1926, data em que passou a ser freguesia do Concelho da Chamusca).
A partir desta data só com uma freguesia: Alpiarça.
Era na altura da criação do Concelho de Alpiarça, Manuel de Arriaga, Presidente da República e Bernardino Machado, presidente do Ministério e Ministro do Interior.
A Comissão incumbida de proceder à organização do Concelho era formada por: 
José Nunes Pedro, João Augusto dos Mártires Falcão, Manuel da Silva Tendeiro, Manuel Duarte, José Joaquim das Neves, José da Costa Malhou, José dos Santos Duarte, Gaspar da Costa Jacob Júnior, José M. Grácio Pagamin, Joaquim Duarte Barreira, José Nunes Calçada, Joaquim L. Coito Calado, António Martins dos Santos, Jacinto Maria Nunes, Raimundo Rodrigues Mendes e Joaquim da Silva Catarino. 
A Comissão Executiva do Concelho de Alpiarça é presidida por Manuel Duarte e constituída por José Joaquim das Neves, Manuel da Silva Tendeiro, José Nunes Pedro e João Augusto dos Mártires Falcão que tomam importantes medidas a nível da educação, organização administrativa, vias de comunicação e saúde pública.

Nuno Prates”