Foi inaugurada neste sábado, dia 7 de Abril, na Biblioteca Municipal de Alpiarça a “Mostra de Fanzines” de Mário André que faz o percurso da sua vida como autor de Banda Desenhada. Um mapa do “tesouro” à entrada é o guia de um percurso que começa com os primeiros desenhos e o primeiro fanzine “Doce Emese Canibal” que é a sua afirmação como seguidor de Bukowski, o autor “maldito de BD”. Nele revê a sua crítica social com os seus monstros a invadir cidades em decadência. Estão patentes ainda pranchas como “Muros” com a qual concorreu ao Amadora BD e “O Candeeiro” que lhe valeu uma menção honrosa atribuída pela Câmara Municipal de Odemira. Como referiu na inauguração, é um homem sem medo dos ciclos de vida, tal como Saramago.
Mario André nasceu e vive em Alpiarça e foi enfermeiro no Hospital de Santarém e nos Centros de Saúde de Santarém e Alpiarça. Enveredou pela Enfermagem Desportiva e exerceu a sua atividade nos Águias de Alpiarça, na União de Almeirim e na Federação Portuguesa de Futebol. Fez parte da equipa de futebol profissional do Sporting Clube de Portugal durante 23 anos. Agora que está reformado tem, como diz, ” tempo para se concentrar apenas na BD”. Fez formacao na Nexart e no Museu Bordalo Pinheiro com nomes como Pedro Moura, Penim Loureiro e Susana Resende. No próximo dia 23, vai apresentar na Biblioteca Municipal de Alpiarça o seu segundo fanzine na companhia de amigos da BD. Apela à participação das escolas e dos professores na divulgação da BD para que não deixem morrer a arte que é, por excelência, um olhar crítico sobre a sociedade e sobre o mundo em que vivemos.
Este evento contou com a presença do vereador João Arraiolos e outros representantes do executivo, num espaço repleto de amigos, colegas e muitos curiosos.
A exposição estará patente até dia 30 de Abril.