Crianças do pré-escolar regressam esta segunda-feira à escola

No Dia Internacional da Criança, as crianças dos Jardins de Infância do concelho de Alpiarça regressam às atividades escolares presenciais.

Esta é uma mais uma etapa no processo de desconfinamento (3ª fase) que entra em vigor a partir desta segunda-feira.

Na passada sexta-feira, 29 de maio, procedeu-se à limpeza e desinfecção dos espaços das Escolas EB1/JI de Alpiarça, EB1/JI de Frade de Baixo e EB1 Prof Abel Avelino – os espaços exteriores da responsabilidade da Câmara e os interiores, da escola.

Algumas das medidas determinadas pela Direção Geral de Saúde que deverão ser adotadas pelas instituições para esta “reentrada” são trabalhar em pequenos grupos ou individualmente se for possível, lavar as mãos frequentemente, não levar de casa brinquedos, trocar os sapatos à chegada, desinfeção dos brinquedos (não podem ser levados de casa) entre utilizações, a leitura de histórias deve ser feita em “círculo alargado”e as crianças devem estar preferencialmente em espaços abertos, como pátios, logradouros ou jardins, em regime rotativo de grupos.

Os equipamentos de proteção individual não podem ser usados pelas crianças, apenas pelos adultos, e, relativamente às salas, devem privilegiar-se os espaços mais amplos e arejados. Se houver ares condicionados, “nunca devem ser ligados em modo de recirculação do ar”.

Nesta fase devem-se cancelar “festas e reuniões de encarregados de educação presenciais”.

Durante a reunião de Câmara do passado dia 28, o vereador João Pedro Arraiolos informou que os transportes tinham alterado os horários para corresponder da melhor forma possível às necessidades dos alunos, mesmo nos percursos para fora do concelho.