COVID: Situação de infetados e da vacinação no concelho

O Concelho de Alpiarça regista até ao final deste sábado, dia 19 de junho, um total de 5 casos ativos, 302 recuperados e 17 pessoas em vigilância ativa.

Depois de ter permanecido uns dias com 0 casos de infetados, uma atividade desportiva fez surgir um surto, facto este que levou várias pessoas a isolamento ativo, inclusive houve turmas em isolamento como medida de precaução.
No que respeita à vacinação, até à semana passada 3438 pessoas já receberam a vacina – 1425 com vacinação completa e 2013 com um dose.

Embora com pouca adesão, mas numa tentativa de acelerar o processo, a USF de Alpiarça criou no passado dia 10 de junho, um dia aberto à vacinação para indivíduos com mais de 50 anos.

Na última reunião de Câmara (16 de junho), a vereadora Sónia Sanfona pediu ao presidente da autarquia que, embora não seja da sua competência, sugerisse às autoridades de saúde que avançassem para a vacinação das faixas etárias mais novas.

Apesar de vacinadas, as pessoas devem continuar a manter as medidas de prevenção do contágio da DGS porque podem ser infetados em contacto com o vírus. A vacina apenas evita os sintomas mais graves da doença.