Covid-19: Vereadores socialistas querem combate à pandemia mais “abrangente” e avançam com propostas

Na reunião de Câmara do passado dia 29 de janeiro, os vereadores socialistas Sónia Sanfona e António Moreira apresentaram um conjunto de propostas para ajudar a mitigar a transmissão do vírus e a apoiar os munícipes que necessitem de ajuda.

De acordo com os vereadores algumas das propostas já foram implementadas como a ajuda aos maiores de 65 anos que carecessem de ajuda para alimentação, compras na farmácia e outros serviços, em virtude do confinamento, que os vereadores tinham solicitado no ano passado, assim como a retoma da desinfeção dos espaços públicos ou de utilização pública de maior afluência e perigosidade, proposta apresentada na última reunião de câmara e que tem vindo a ser realizado nestes últimos dias.

Foi proposta a aquisição de máscaras cirúrgicas para distribuição pela população.

Numa vertente mais socioeconómica do apoio a prestar aos munícipes, para lá dos apoios de isenção já avançados pela autarquia sugerem ainda os vereadores da oposição:

  • “a criação de um Fundo Municipal a partir do qual se possam atribuir subsídios a pequenas empresas, de restauração, por exemplo, que tenham estas empresas como única fonte de rendimento familiar e que estejam encerradas em virtude do estado de emergência/confinamento obrigatório”.
  • “o levantamento de todas as situações de carência económica de alunos da escola básica que, para além do fornecimento de refeições que está já a ser efetuado aos alunos dos escalões A e B, possam ter acesso a computador, “pen” para ligação à internet, o que permitirá assistir às aulas online e, bem assim que lhes sejam fornecidos outros meios, como sejam secretárias, cadeiras, aquecedores, contribuição na conta da eletricidade, entre outros, que se mostrem adequados.”
  • a adaptação do Gabinete de Apoio ao Empresário, criado em parceria com o NERSANT, de modo a que este tenha a capacidade de informar os munícipes do conjunto de medidas que têm vindo a ser aprovadas e que prevêem um conjunto de apoios económicos e sociais – Apoio às empresas – IAPMEI, Apoio a artesãos e atividades artesanais, Apoio a restauração, entre outras, e bem assim, a capacidade de apoiar os cidadãos e/ou empresas nos respetivos processos de candidaturas.

Segundo informação a que tivemos acesso, as propostas vão continuar a ser apresentadas ao executivo por Sónia Sanfona e António Moreira e, o quanto apurámos, estas serão as próximas as ser apresentadas:

  • A aquisição de testes de antigénio de modo a colaborar de forma mais eficaz com as autoridades de saúde na testagem dos munícipes;
  • O desenvolvimento de uma plataforma municipal para auxiliar estudantes que não podem pagar explicações. Esta plataforma deverá ser gerida pela Câmara. Os alunos acedem às aulas mediante inscrição prévia. A câmara organizaria uma pull de voluntários, com condições e conhecimentos para tal, que dariam as explicações.
  • A criação de uma equipa multidisciplinar, em conjunto com o centro de saúde e os Bombeiros municipais para operacionalizar a vacinação da população, que terá início ainda no mês de fevereiro.