COVID-19: Números voltam a subir no Concelho

Depois do número de casos no concelho de Alpiarça começar a descer, com 43 casos registados na passada sexta-feira e até mesmo os 48 casos de infeções registados no sábado, hoje, dia 22 de novembro, a Autoridade de Saúde registou 54 casos ativos, 52 pessoas em vigilância ativa e mais um óbito a lamentar – são no total 10 as pessoas que faleceram desde o início da pandemia.

Sónia Sanfona, a presidente da autarquia referiu na última reunião de câmara que estes números de casos no concelho seriam expectáveis dado que não há restrições á circulação das pessoas. Pelo facto de termos uma taxa elevada da população vacinada e de faixas etárias transversais, os casos de infetados estão agora entre a população mais nova, apresentando sintomas menos graves e não necessitam de internamento em muitos casos.

Numa reunião com a Comissão de Proteção Civil, o município avançou com um conjunto de medidas que visam estancar a evolução do Covid. O plano de Emergência vai continuar ativo, mantendo o nível de alerta. Foram cancelados uma série de eventos e procedeu-se a um reforço de desinfeção de edifícios públicos e privados. A autarquia está ainda a promover uma campanha de sensibilização à toma da 3ª dose da vacina, ao mesmo tempo que apela à vacinação junto à população na faixa etária entre os 20 e 30 anos, que têm uma percentagem de vacinação mais baixa. Em parceria com o CLDS- 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social), reforçou as linhas de comunicação de apoio social que já existiam.