COVID-19: Disparam casos em Alpiarça

As Autoridades de Saúde registaram hoje, dia 11 de agosto, no concelho de Alpiarça, 21 casos ativos de infeções por Covid-19, mais 7 do que os casos registados ontem. 48 pessoas estão em vigilância ativa, 333 é o número de recuperados e mantém-se os 6 óbitos.

A ACES Lezíria regista igualmente, 5053 pessoas com a vacinação completa, 5 606 pessoas com vacinação iniciada (dados até ontem).

A vacina diminui o risco de contrair COVID-19. Os ensaios clínicos que suportaram a autorização de introdução destas vacinas no mercado envolveram milhares de pessoas e demonstraram que estas vacinas são eficazes na prevenção de COVID-19, bem como em evitar a doença grave e a morte. 

Todas as pessoas com 18 ou mais anos, podem deslocar-se aos Centros de Vacinação em regime de “Casa Aberta”. Os indivíduos do grupo etário dos 16/17 anos, devem preferencialmente fazer agendamento.

Contactada hoje, à tarde, a ACES Lezíria informou que aguarda as orientações formais quanto à data da vacinação para o grupo etário dos 12/15 anos.

Neste período de férias em que a confraternização e a deslocação de pessoas é habitual, as autoridades apelam à consciência cívica de todos, evitando comportamentos de risco e cumprindo as medidas de etiqueta respiratória ( afastamento 2 m, evitar aglomerados, uso de máscara e desinfeção das mãos frequentes)