COVID 19 – Câmara Municipal já tem Plano de Contingência

A Câmara Municipal de Alpiarça divulgou hoje que já tem ativo o Plano de Contingência para Infeção pelo Novo Coronavírus SARS-COV-2 (COVID-19) em Edifícios do Município de Alpiarça.

Este é um Plano de Contingência interna, elaborado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Alpiarça, que contém um conjunto de procedimentos de carácter preventivo.

Foi distribuído pelos trabalhadores, de todos os serviços da autarquia, de acordo com as orientações da DGS – Direção Geral de Saúde.

Nas redes sociais, o Município continua a divulgar à população a informação da DGS acerca dos procedimentos em caso de sintomas ou se tiver tido contacto com pessoas infetadas ou provenientes de zonas afetadas.

Recorde-se que em Portugal, até hoje, a DGS confirma 41 casos de pessoas infectadas com o COVID 19, um destes casos”a merecer atenção especial” disse hoje, numa conferência de imprensa, Graça Freitas, diretora geral da DGS. A Direção Geral de Saúde contabiliza 375 casos suspeitos, 83 a aguardar resultados de laboratório e 667 em vigilância.

São três as recomendações da DGS à população que podem ajudar a prevenir o contágio: espirrar ou tossir para o cotovelo ou para um lenço de papel que deita logo após o uso para o lixo, lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou uma solução com álcool e manter o que se designa por “distância social”. Se apresentar sintomas como febre, tosse, cefaleias, dores no corpo ou se esteve em contacto com alguém infetado ou se esteve numa área afetada, contacte o SNS24 – 808 24 24 24 (número gratuito) e siga as orientações que lhe são dadas.