COVID-19: a subir os casos em Alpiarça

Há mais um caso de infeção por coronavírus – COVID-19 no concelho de Alpiarça.

Passam assim a dois, o número de casos ativos. O Alpiarcense sabe que o caso divulgado ontem, refere-se a um contágio em ambiente de proximidade não laboral, este caso de hoje, para já, estamos a tentar saber qual a sua origem.

Ainda estamos longe do tempo dos abraços… vivemos uma falsa normalidade que, de acordo com os dados pandémicos mundiais, vai ter de fazer parte do nosso quotidiano durante muito tempo. Aja com prudência. Lembre-se que pode não ter sintomas mas pode ter o vírus e contamina, sem saber, quem está ao seu redor. Mantenha a distância de segurança. Use a máscara.

A partir desta terça-feira, dia 15 de setembro, regressa o Estado de Contingência ao território nacional. Aqui ficam algumas regras em vigor a partir de dia 15:

Limitação das concentrações a 10 pessoas na via pública e em estabelecimentos, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar ;

– Proibição da venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço ou em postos de abastecimento de combustíveis;

– Proibição da venda de bebidas alcoólicas, a partir das 20h00, nos estabelecimentos de comércio a retalho, incluindo supermercados e hipermercados;

 Proibição do consumo de bebidas alcoólicas em espaços exteriores dos estabelecimentos de restauração e bebidas no após as 20h00, salvo no âmbito do serviço de refeições;

– Estabelecimentos comerciais só podem abrir após as 10:00. Haverá “exceções” em que será possível o comércio abrir antes das 10:00, como as “pastelarias, cafés, cabeleireiros e ginásios”.

– Horário de encerramento dos estabelecimentos, passará a ser obrigatoriamente entre as 20:00 e as 23:00, cabendo a cada município a determinação da hora exata “em função da realidade específica do concelho” e mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança.

– Em áreas de restauração de centros comerciais, define-se o mesmo limite máximo de 4 pessoas por grupo.