Concerto de Guitolão e Contrabaixo no 90º Aniversário da morte de José Relvas

Decorreu ontem, dia 31 de outubro, pelas 21h30m, no Auditório da Casa dos Patudos, o Concerto de Guitolão e Contrabaixo com António Eustáquio e Carlos Barreto.

Um espectáculo musical inovador encerrou as evocações que assinalaram a data da morte do político, agricultor e do homem da cultura.

Ao longo do dia, a Casa dos Patudos realizou visitas gratuitas e durante a manhã foi colocada uma coroa de flores no jazigo da Família Relvas pelos senhores presidente da Assembleia Municipal, Fernando Louro, presidente da Câmara Municipal, Mário Pereira, presidente da Junta de Freguesia, Fernanda Cardigo e o Conservador da Casa dos Patudos-Museu de Alpiarça, Nuno Prates.

Simbólico na hora de início e na inovação instrumental, o excelente concerto de António Eustáquio – formação em guitarra portuguesa e Carlos Barreto – formação em jazz honrou o nome do homenageado que viveu sempre em busca das grandes inovações musicais e instrumentais.

O guitolão é o mais recente cordofone criado pelo mestre Gilberto Grácio, a pedido de Carlos Parede, com a sonoridade mais ampla, similar à guitarra portuguesa, mas com uma afinação diferente, quinta oitava abaixo da guitarra de Lisboa.

Uma surpreendente performance dos dois músicos que apresentaram, quase tudo, composições da autoria de António Eustáquio para guitolão, enquadradas no estilo musical de etno-jazz.

No final, foi servido um abafado de honra e doçaria tradicional de Alpiarça.