Centros de Saúde reorganizam funcionamento

Com vista a retomar de forma gradual a atividade habitual dos serviços de prestação de cuidados de saúde. a ACES da Lezíra do Tejo emitiu um comunicado ao início da manhã desta segunda-feira, dia 27 de abril, onde informa acerca das alterações que se irão verificar a partir de 4 de Maio.

Informa o Agrupamento dos Centros de Saúde da Lezíria do Tejo que vai ser aumentada a resposta presencial e retomada uma parte significativa da atividade programada pelo que alguns dos serviços de prestação de cuidados de saúde serão reorganizados.

Refere a ACES no referido documento que “a atividade presencial, seja para as consultas de doença aguda, seja a destinada aos utentes inseridos em programas de saúde, como os de vigilância, Saúde Infantil e Juvenil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus, entre outras retomam o seu caminho e passam a ser realizadas.”

Os tempos entre consultas presenciais vão ser duplicados de forma a minimizar-se os contatos, devendo os utentes deslocar-se às unidades o mais próximo possível da hora marcada para a sua consulta médica, ato ou consulta de enfermagem.

O utente não se deve fazer acompanhar a não ser que isso não seja possível devido ao seu estado clínico, dificuldade de mobilidade ou outra exigência.

O contacto telefónico, medida implementada no início do Plano de Contingência do COVID-19, continua a vigorar bem como a renovação eletrónica do receituário destinado aos doentes crónicos.