Centenário do Governo de José Relvas traz Presidente da República a Alpiarça

No âmbito do centenário do governo de José Relvas (27/01/1919 a 30/03/1919), o Auditório da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça recebe o Seminário Nacional – José Relvas: Arte, Cultura e República, nos próximo dias 12 e 13 de março e que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,

Esta iniciativa tem como principais objetivos divulgar os estudos e investigações realizadas sobre o percurso de José Relvas (1858–1929), nas suas múltiplas atividades, enquanto político, embaixador, colecionador de arte, músico amador e grande agricultor.
Para além disso visa também o estudo da sua residência, a Casa dos Patudos, e a sua grande coleção de arte.

José Relvas foi Primeiro Ministro e Ministro do Interior no 19º Governo da Primeira República que ficou conhecido como o Governo da Desforra, por ser logo seguido aos governos sidonistas. Após a morte de Sidónio Pais, assassinado a 14 de dezembro de 1918, a instabilidade política levou à criação de um governo da “velha guarda” republicana e José Relvas cumpria esses requisitos e outros, tais como: independência, estatuto político e espírito conciliador. O seu governo era constituído por elementos de todos os partidos da República e até um membro do Partido Socialista  (Pasta do Trabalho). O Governo de José Relvas foi bem acolhido pelo Presidente da República, Canto e Castro, e pela opinião pública. O Ministério que dirigiu durou apenas dois meses mas teve um papel decisivo na Restauração da República e na destruição dos restos do sidonismo.