Campanha Garrafa Solidária arrancou no dia 1 do Nível III do DECIR

Começou no passado dia 1 de julho o nível mais crítico do DECIR – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais.

Para enfrentar as temperaturas excessivas no teatro das operações, os homens e mulheres das corporações de bombeiros pedem a sua ajuda para conseguirem angariar água em garrafas pequenas de 25cl e 33cl para se hidratarem durante o combate aos incêndios. 

Durante os três meses de verão, os Bombeiros pedem à população que seja solidária e entregue nos quartéis das corporações de Bombeiros das localidades onde vivem, garrafas de água pequenas, de 25cl e 33cl. Estas garrafas pequenas são mais fáceis de transportar e são de uso individual o que permite menos desperdício de água e evita a partilha em tempo de COVID.

Recorde que o DECIR – Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais – entrou em vigor a 15 de Maio e prolongar-se-á até 15 de Outubro e é constituído por um conjunto de operacionais e de meios de várias Forças e Unidades, desenhado pela ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil)  de forma a dar “uma resposta operacional adequada e articulada, em conformidade com o grau de gravidade e a probabilidade de ocorrência de incêndios rurais durante os períodos de perigo considerados” – pode ler-se no documento operacional (DON nº2).

Os Bombeiros de Alpiarça integram mais uma vez este Dispositivo, agora neste nível III do DECIR que decorre entre 1 de Julho e 30 de Setembro, com 2 Equipas, num total de 10 bombeiros e dois veículos de intervenção florestal de prontidão permanente para responder a qualquer eventual ocorrência no concelho ou na região, em constante articulação com o restante dispositivo e sob a coordenação do CDOS.  Os elementos do Comando e as respectivas viaturas farão as escalas do CDOS Santarém.