Campanha de Esterilização de Animais avança em Alpiarça

Foi aprovada a candidatura do Município de Alpiarça para a Campanha de Esterilização de Cães e Gatos.

O vereador Carlos Jorge Pereira informou hoje que, a partir da próxima 2ª feira, 3 de agosto, terá início esta campanha de esterilização.

O Despacho 6615/2020 de 25 Junho de 2020 instituiu apoios financeiros às esterilizações de cães e gatos efectuadas pelas Câmaras no montante global de 500 000 euros.

Em vigor até 30 de Novembro de 2020 ou até se esgotar a verba, esta verba beneficia os municípios e as entidades gestoras de centros de recolha oficial de animais de companhia (CRO) intermunicipais.

Este é um apoio financeiro não reembolsável e atribuído por cão ou gato esterilizado nas instalações adequadas de um CRO ou num centro de atendimento médico veterinário autorizado para o efeito mas tem um limite de 15 mil euros por município ou 30 mil euros por entidade gestora de CRO intermunicipal.

Os apoios são fixados em: Gato macho – 15 (euros); Cão macho – 30 (euros); Gata – 35 (euros); Cadela – 55 (euros).

As câmaras escolhem os animais que beneficiam dos apoios entre animais detidos nos CRO, animais de munícipes carenciados, animais errantes ( Programa CED), animais recolhidos por associações.