Bombeiros em Alerta: Alpiarça em Risco de Incêndio Moderado

As temperaturas altas de agosto, colocaram o concelho de Alpiarça em Risco Moderado de Incêndio.

Com o país no Período Crítico até 30 de setembro, Alpiarça está em alerta não só através do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, composto por duas equipas, mas por todos os operacionais que “têm demonstrado a disponibilidade para assegurar a segurança de pessoas e bens não só no concelho mas em qualquer cenário e em qualquer lugar para onde sejam chamados.” – disse o Comando dos Bombeiros Municipais de Alpiarça esta tarde à nossa redação.

Ainda segundo o mesmo Comando, no que respeita a incêndios no concelho, o número das ocorrências e a gravidade das mesmas não são significativos. A corporação tem tido intervenção no combate a incêndios noutros concelhos – recentemente em Coruche e Rio Maior, mas a sua intervenção no concelho de Alpiarça tem sido mais expressiva no que respeita à emergência médica, sobretudo, nos casos de doença súbita em sequência da exposição ao calor.

Prevenir – é o que os Bombeiros de Alpiarça pedem à população: seguir as diretrizes da Proteção Civil e da Direção-Geral de Saúde no que se refere aos cuidados perante a exposição a temperaturas elevadas.

E já que falamos em água e na necessidade absoluta de hidratação, o Alpiarcense relembra que estes homens e mulheres que integram esta força de Paz de Alpiarça e que, demonstram no seu dia-a-dia, o seu espírito de sacrifício e altruísmo, também precisam do apoio da comunidade: precisam de garrafas de água pequenas – 33cl (são mais fáceis de transportar no teatro das operações e são garrafas individuais que evitam a partilha em tempos de COVID). Podem ser entregues no Quartel dos Bombeiros Municipais de Alpiarça.

Para evitar incêndios tenha estas normas em atenção:

  • É proibido fazer Queimada Extensiva ou a Queima de Amontoados sem autorização; 
  • O uso de fogareiros e grelhadores é proibido em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  • É proibido lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
  • É proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
  • É permitido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
  • É obrigatório usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

FOTO: Intervenção dos Bombeiros Municipais de Alpiarça num incêndio que ocorreu no passado dia 7 de agosto na Zona Industrial de Rio Maior.