Biblioteca de Alpiarça na linha da frente com inauguração de Fanzineteca

No âmbito das comemorações do seu 30º Aniversário, a Biblioteca Municipal de Alpiarça inaugura amanhã, dia 23 de Abril, pelas 16 horas, a Fanzineteca, que contará com a presença de grandes nomes da Banda Desenhada do país.

Este arquivo será uma das poucas Fanzinetecas a nível nacional que terá como objetivo a promoção e divulgação deste género artístico. A Fanzineteca vai ter ainda a um “fanzinemóvel” que permitirá levar os fanzines a outros espaços públicos em Alpiarça como por exempolo escolas, associações culturais e desportivas, mercado municipal, etc. A par deste serviço, a BMA irá promover o convite regular a artistas, a Bibliotecas e organizações com vista à apresentação do seus trabalhos. A vertente educativa também fará parte deste projeto através da oferta de cursos/workshops sobre a criação de fanzines.

Com forte implantação em Portugal nos anos 50, 60 e 70 do século passado, o Fanzine – uma espécie de folheto de banda desenhada – servia de contestação às situações políticas e sociais deste período e, dada a facilidade de acesso foi fortemente divulgada, sobretudo entre as camadas jovens.

Alpiarça tem um mestre na produção deste género, Mário André, com trabalhos apresentados na Amadora BD, o maior evento em Portugal de divulgação de nomes nacionais e internacionais de  Banda Desenhada. A Biblioteca Municipal de Alpiarça já expôs trabalhos deste artista, um dos grandes impulsionadores da continuidade da produção de fanzines, e produziu uma tertúlia sobre o estado atual deste género contestatário que alia a literatura ao desenho, em abril e maio do ano passado.

Amanhã, a seguir à inauguração haverá uma tertúlia que contará com a presença de grandes autores nacionais de BD como Daniel Maia, Susana Resende, Paulo Monteiro, Luís Meireles, Bruno Rocha, Penim Loureiro e Mário André.