Aviso Meteorológico Amarelo: Temperaturas podem ultrapassar os 40º C esta sexta-feira

Agosto traz consigo o tempo quente! Não é novidade. Mas é preciso cuidado! Até porque os meteorologistas já avisaram que as temperaturas no planeta vão aumentar. Esta quarta-feira, a Sicília registou 48,8ºC nos seus termómetros – a temperatura mais elevada de sempre registada na Europa!

Esta sexta-feira, dia 13 de agosto as temperaturas vão subir e os termómetros podem chegar aos 40º C. Quem o diz é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera que prevê para esta quinta-feira a temperatura máxima de 35ºC mas na sexta-feira esta pode ultrapassar aos 40ºC (40,6ºC). Depois no sábado desce para os 38ºC e no domingo volta a subir – 39ºC mas a partir de segunda-feira, dia 16 de agosto, volta a descer, fixando-se nos 31ºC na quinta (dia 19) e sexta (dia 20). A partir de amanhã o céu vai estar pouco nublada, excepto na sexta-feira, dia 13 e na segunda, dia 16 que se vai apresentar limpo.

Quanto às temperaturas mínimas, vão oscilar entre os 16º – nos dias 14 e a partir do dia 18 de agosto, e os 18ºC já a partir desta quinta-feira dia 12.

O vento vai soprar de Norte, moderado, passando a fraco a partir de sexta-feira.

Os níveis de radiação UV são muito elevados (nível 9) o que requer alguns cuidados como usar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

As temperaturas altas requerem alguns cuidados. Que o digam os Bombeiros Municipais de Alpiarça que, de acordo com as declarações do Comando prestadas esta tarde à nossa redação, têm respondido este ano a um número elevado de serviços de emergência médica, essencialmente associados ao calor.

Por isso, tenha em atenção estes conselhos da Direção-Geral de Saúde:

  • proteja-se do sol,
  • hidrate-se, beba água com frequência (transporte consigo um recipiente com água)
  • evite consumir bebidas alcoólicas,
  • preste atenção a grupos de risco como crianças e idosos. 
  • Não esqueça também os animais: providencie sombras e água fresca em abundância.