Foi na tarde do domingo, dia 25 de julho, que Sónia Sanfona apresentou, no Auditório da Casa dos Patudos, os candidatos aos orgãos autárquicos que irão a votos a 26 de setembro.
Jorge Costa – Junta de Freguesia e Regina Ferreira- Assembleia Municipal são os candidatos da Lista PS aos orgãos autárquicos que se juntam a Sónia Sanfona, candidata pela terceira vez à liderança do executivo.
Quem são os candidatos?
Jorge Costa tem 64 anos de idade e é natural e residente em Alpiarça. Entre 1978 a 1996 foi Inspetor de qualidade na Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor e entre 1993 a 1996 foi mediador de Seguros da Companhia de Seguros Império. Foi Sócio Gerente da Afinaltudo Lda e Sócio Gerente da Atéfinal Lda. De 1981 a 1984 foi Secretário da Direção do Clube Desportivo os “ÁGUIAS” de Alpiarça; Secretário da Comissão de Trabalhadores da Sociedade Portuguesa do Acumulador Tudor de 1988 a 1996 e Membro da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas José Relvas de 1997 a 2003. Foi Membro Eleito da Assembleia de Freguesia de Alpiarça no Mandato de 2013 a 2017 e atualmente é Tesoureiro do Concelho de Administração da Funda José Relvas (desde 2015)e Membro da Comissão Municipal de Proteção Civil de Alpiarça desde 2017.
Maria Regina Ferreira é natural e residente em Alpiarça, local que escolheu para constituir família. Foi Enfermeira no Hospital Distrital de Santarém durante cerca de 7 anos. Atualmente é Professora no Instituto Politécnico de Santarém, na Escola Superior de Saúde, desde 1989. Tem o Doutoramento em Enfermagem com a especialização de gestão de Serviços de Saúde. É professora em Cursos de Mestrado, de licenciatura e Técnicos Superiores Especializados. É Doutora integrada no Centro de Investigação em Qualidade de Vida. Foi membro da Comissão de Pais e Encarregados de Educação da Escola C+S José Relvas, no período em que as filhas estudaram em Alpiarça. Foi nesta altura que se conseguiu trazer para Alpiarça o Ensino Secundário, permitindo aos jovens de Alpiarça que continuassem a estudar na terra. Foi membro da Comissão de Proteção de crianças e jovens de Alpiarça de 2002 a 2005. Foi Presidente da Assembleia de Freguesia de Alpiarça no mandato do Sr. Moreira de 2001 a 2005 e integrou o executivo da Junta de Freguesia, como secretária, no mandato do Dr. José João Pais de 2005 a 2009. Foi Vereadora da oposição no período de 2009 a 2013. É atualmente, membro da Assembleia de Freguesia de Alpiarça.
Sob o lema de “Alpiarça Merece Mais”, Sónia Sanfona referiu que a lista inclui “cidadãos e cidadãs não conhecidos pelas opções partidárias mas por todos terem uma característica em comum – Alpiarça”. Nesta sessão foi apresentada uma comissão de honra composta por socialistas e independentes. E, embora, o programa eleitoral seja também apresentado mais tarde, a escolha de nomes desta comissão, maioritariamente com ligações à atividade empresarial, fazem já anunciar a preocupação pelo desenvolvimento económico local, um tema que a atual vereadora, por várias vezes, tem levado à discussão nas reuniões de câmara. São estes os nomes que compõem a comissão de honra: Alcides Catroga (Empresário Agricola), Ana Duarte Batista Pereira (Professora Universitária aposentada), António Borges (Gestor, Revisor Oficial de Contas), Armando Ferreira (Escultor), Custódio Carvalho Jacinto (Médico), Fernando Antonio Batista Pereira (Professor Universitário), Jaime Pina (Médico), José António Pereira (Empresário Agrícola) José João Marques Pais (Historiador), José Pratas Vital (Neurocirurgiao), Josué da Silva Cavalheiro (Bancário Aposentado), Júlio Lopes Pereira (Empresário aposentado), Leonel Catarino (Empresário), Leonel Duque Piscalho (Engenheiro Civil), Manuel Custódio de Oliveira (Administrador da Qta da Lagoalva), Manuel José Raposo (Empresário agrícola), Maria do Céu Esteves (coordenadora da PRAVI), Maria Graciete de Brito (Professora Aposentada), Marta Mira (Engenheira Florestal), Minita Ferreira (Advogada), Paula Cravo (Médica), Pedro Mello (Médico, Empresário), Rui Aniceto (Empresário Agricola), Rui Mendes Jorge (Engenheiro Técnico Agrário aposentado) e Valdemar Cinturão Ferreira (Empresário).
Sem a presença do mandatário da candidatura – Joaquim Rosa do Céu, antigo presidente da autarquia alpiarcense de 1997 a 2008, que se fez representar pelo seu filho, João Pedro Rosa do Céu, a sessão contou com a presença de figuras do Partido Socialista como Hugo Costa da Federação Distrital do PS, Maria da Luz Rosinha do Secretariado Nacional do Partido Socialista, Mara Lagriminha, das Mulheres Socialistas do Ribatejo e Presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro.
O Discurso
Depois dos agradecimentos aos apoiantes, Comissão de Honra e amigos, Sónia Sanfona referiu que o projeto de gestão autárquica com que se apresenta aos eleitores “permite resgatar Alpiarça do marasmo em que se encontra e que permite relançá-la no caminho do desenvolvimento e da qualidade de vida há muito desejado por todos”. “Credível, sustentável e vitorioso”, assim define a candidata à Câmara o projeto que põe um ponto final a 12 anos de uma gestão que considerou “sem estratégia, sem competência e sem ambição”. Sónia Sanfona referiu que usando “as mesmas desculpas e a pandemia” a atual gestão não teve “capacidade de governar com o sentido de futuro”. Continua a candidata a criticar a “obstinação de um executivo que não soube acatar os contributos, democraticamente sugeridas pela oposição”. Liderança “altiva e arrogante” do atual presidente foi assim que caracterizou a gestão que considerou “ser lesiva dos interesses dos alpiarcenses”. Críticas a projetos que considerou “megalómanos e desadequados da realidade” como o parque ambiental dos Patudos, deixando por resolver problemas do quotidiano dos alpiarcenses, como a recolha dos lixos e a manutenção dos contentores, o estado das vias municipais, a situação da habitação e a preservação do edificado, a falta de resposta do município tendo em conta o número de funcionários, o desinvestimento da Zona Industrial, estes alguns dos exemplos que foi apontando.
“Urgente inverter este ciclo”, disse Sónia Sanfona, salientando as suas preocupações para “a criação de emprego, a melhoria das condições de vida, a fixação de jovens, cuidar dos mais velhos e implementação de medidas que interessem às pessoas, às empresas e que vão de encontro às suas necessidades”. E continuou – “uma equipa disponível para servir Alpiarça e não para se servir dela; um concelho que promove o seu património mas de forma sustentável, procurando os parceiros, encontrando os recursos e aproveitando as possibilidades”.
Mas não foi apenas aos candidatos da Lista CDU que a candidata dirigiu as suas “farpas”. Sónia Sanfona criticou os restantes candidatos pelo “discurso populista e demagógico, alheados dos desafios que são colocados, com uma perspectiva enviesada do que é uma autarquia por comparação do que é uma empresa e com propostas sem sustentabilidade ou ainda outros que estão aí para dividir.”
Estas autárquicas prometem um combate político que irá aquecer o verão. Eram poucos os votos que distanciavam o PS da CDU – 179 votos. Sónia Sanfona recandidata-se; a lista da CDU sofre alterações porque, para Mário Pereira, este é o seu último mandato possível à frente dos destinos da autarquia, passando agora a candidato à Assembleia Municipal. Mas há mais atores a entrar neste jogo político. Tudo em aberto, numa altura de pandemia, em que até a forma como se faz campanha pode ditar mudanças na intenção de voto do eleitorado. Por outras palavras: tudo em aberto.