Alpiarça vai ter Equipa Móvel de Apoio à Vítima

Foi aprovado por unanimidade na reunião de Câmara que decorreu ontem, dia 31 de julho, a proposta do Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Alpiarça e a Associação de Apoio à Vítima para a criação da Equipa Móvel de Apoio à Vítima da Lezíria do Tejo.

Este projecto de apoio à vítima surge no âmbito dos Municípios da Lezíria do Tejo e desde janeiro deste ano que os 11 municípios aderentes têm vindo a negociar a participação equitativa no orçamento deste programa. Alpiarça está pronta a assinar o protocolo de colaboração durante um período de 2 anos, com possibilidade de renovação, contribuindo com 5 mil euros anuais e cedendo as instalações do Antigo Lavadouro (onde atualmente já funciona a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) para os técnicos da APAV .

Os casos divulgados recentemente de violência doméstica no concelho, sobretudo o mais recente que resultou num morto e num ferido grave, justificam a atenção das autoridades. Há ainda a contar com os casos de violência sobre cidadãos que nunca chegam a apresentar queixa.

Acatando as recomendações da Organização das Nações Unidas e do Conselho da Europa sobre o atendimento e apoio às vítimas de crime que estabelecem normas mínimas relativas aos direitos, ao apoio e à proteção das vítimas da criminalidade, o executivo considera que através desta iniciativa se responde às necessidades e expectativas dos cidadãos vítimas de infrações penais de uma forma próxima, qualificada e humanizada.

FOTO : APAV