Alpiarça na próxima carta gastronómica do Ribatejo

Alpiarça será um dos concelhos integrantes da próxima carta gastronómica do Ribatejo.

Foi adjudicado à Confraria da Gastronomia do Ribatejo, pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), a elaboração da Carta Gastronómica do Ribatejo (concelhos da Lezíria do Tejo), pelo montante de 45 mil euros.

A Confraria da Gastronomia do Ribatejo, com sede em Santarém, é uma associação de cidadãos sem fins lucrativos, que tem como objetivos a averiguação e divulgação do património gastronómico do Ribatejo.

 

A decisão foi tomada por ajuste direto, em dezembro de 2016, pela Comissão Executiva da ERT, justificada por se tratar da “valorização do património cultural do Ribatejo, através da promoção da gastronomia enquanto marca distintiva da região”. Esta carta envolverá os municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

 

Segundo o contrato, assinado por ambas as partes, “os serviços a desenvolver compreendem a organização, desenvolvimento, difusão, informação regional e entrega” da Carta Gastronómica na região dos municípios referidos, e deverão estar terminados até final do ano 2017.

 

O processo deverá, entre outros aspetos, fazer o levantamento das especialidades gastronómicas características do Ribatejo, em especifico da sub-região da Lezíria do Tejo, dos ingredientes regionais e dos modos de confeção regionais; definir as matérias-primas que garantem as características das especialidades; definir os modos de confeção que garantem as características da gastronomia ribatejana; definir os modos de produção de matérias-primas que garantem as caraterísticas típicas da gastronomia ribatejana; definir os produtos não oriundos da região que são aceitáveis e dos que não são aceitáveis para a gastronomia ribatejana; e fundar as relações entre o Receituário e os Produtos Locais.