Segundo o Portugal City Brand Ranking©, da consultora Bloom, o município de Alpiarça desceu duas posições no ranking regional do Alentejo, encontrando-se na posição 42 a nível regional e na posição 237 a nível nacional.
A descida de duas posições, em relação ao ano de 2016, não é negativa, sendo um indicativo de estagnação e não de queda. Esta descida significa que, em relação ao ano passado, houve dois municípios que capitalizaram melhor os fatores de análise, de modo a obter melhor classificação este ano.
Na classificação pelos parâmetros da primeira variável de avaliação, Alpiarça ocupa o 28.º lugar nos “negócios”, o 48.º lugar no “turismo” e o 37.º lugar no desempenho social.
O ranking regional do Alentejo é liderado por Évora, Beja e Santarém, respetivamente. A nível nacional o ranking é liderado por Lisboa, Porto e Cascais.
Este relatório, realizado anualmente, avalia os municípios portugueses segundo três variáveis: a primeira é constituída por três fatores: os negócios (desenvolvimento dos negócios existentes e criação de novas empresas), o turismo (Dormidas, crescimento de dormidas, % de taxa de ocupação hoteleira) e o desempenho social (População, taxa de crescimento da população, taxa de criminalidade, taxa de desemprego, poder de compra, habitante/centro de saúde). A segunda variável são pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand – D2©, ou seja, as pesquisas na internet relacionadas com os municípios, e a variável da performance on-line, através dos sites e redes sociais de cada município. Segundo a Bloom explica na introdução do relatório “Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes”